As doenças do coração e dos vasos sanguíneos nos afetam cada vez com mais frequência. São uma das doenças mais comuns da civilização e, segundo a OMS , a principal causa de morte prematura. Mas, graças à prevenção, muitos deles podem ser protegidos ou impedidos de se aprofundar.
Como cuidar da saúde do seu coração
Coma gorduras saudáveis
Poliinsaturadas e monoinsaturadas. Suas fontes são peixes, nozes, azeite de oliva. Evite gorduras trans, que são adicionadas a alimentos altamente processados. Você os encontrará em produtos de panificação e salgadinhos embalados, em margarinas e fast food. Complemente a sua alimentação com suplementos com propriedades antioxidantes, apoiando os mecanismos naturais de defesa das células.
Siga uma dieta adequada
Alimentos vegetais são bons para o coração, especialmente alimentos não processados que contêm fibras. A dieta mediterrânea é recomendada a dieta DASH.
Continue em movimento o dia todo
Ficar sentado por longos períodos de tempo é ruim para o coração, não importa quanto exercício você faça depois. Além disso, ficar sentado por muito tempo, especialmente em viagens, aumenta o risco de trombose venosa profunda. O que fazer? Estacione mais longe do escritório, caminhe algumas vezes durante o trabalho. Tente dar pelo menos 250 passos a cada hora.
Quem cura o coração
O tempo cura um coração partido. Paciente – cardiologista. Um cardiologista trata não apenas doenças cardíacas, mas também patologias dos vasos sanguíneos e de todo o sistema circulatório. Ele diagnostica, faz exames, estabelece um plano de tratamento e depois cuida do doente por meio de consultas regulares dos resultados.
Você precisa de um encaminhamento de um médico de cuidados primários para consultar um cardiologista.
Como examinar o coração
Três testes cardíacos não invasivos básicos são:
ECG
Mede a atividade elétrica do coração. Auxilia na detecção de arritmias e distúrbios de condução, bem como isquemia cardíaca, bem como taquicardia ou fibrilação atrial.
Ecocardiografia
Um exame de imagem do coração. Ele permite avaliar a estrutura e o funcionamento das válvulas cardíacas, medir o tamanho e a função das câmaras cardíacas e diagnosticar defeitos cardíacos e câncer de miocárdio. O exame também detecta a presença de líquido no saco pericárdico.
Teste de esforço
Mede a atividade elétrica do coração durante o exercício. É extremamente útil quando você precisa determinar as causas de arritmias cardíacas. Permite determinar o prognóstico de pacientes após um ataque cardíaco ou cirurgia de artéria coronária, bem como conhecer o tipo de esforço físico que um paciente cardíaco pode suportar na vida cotidiana.
Leave feedback about this