maio 22, 2024
Cotidiano Moda / Estilo Saúde / Beleza

Como escolher o tênis de corrida certo

Como escolher o tênis de corrida certo

Novos tênis de corrida? Siga estas 6 dicas e evite estes 5 erros ao comprar um par que se caiba corretamente aos dedos do pé.

Não é tão fácil encontrar os tênis mais adequados em uma loja de esportes. Para ter certeza de que sairá com o par certo, certifique-se de que o tênis fique bem ajustado Mas como?

Compre o melhor tênis de corrida e para você com essas dicas

1. Medir é saber

Seu calcanhar deve caber confortavelmente, e não deve ser sólido como uma rocha. Você deve conseguir descalçar o pé com bastante facilidade. 

Aperte os cadarços mas não de forma exagerada. Isso minimiza a chance de escorregar no sapato. O calcanhar pode mover-se ligeiramente, mas não deve incomodar. Cada pequena irritação que você sente dentro da loja, será dobrada quando estiver praticando esportes. 

2. O ajuste vertical

A parte superior do sapato deve caber bem e ser confortável. Se você sentir pressão ao redor do pé, precisará de mais espaço. Se o sapato servir bem, mas ainda assim parecer desconfortável, não procure outro par imediatamente. Primeiro,  tente afrouxar os cadarços para criar mais espaço. Se ainda se sentir desconfortável, é hora de provar outro. 

3. Largo o suficiente?

Os pés incham e alongam durante a corrida. Para verificar se há espaço suficiente para isso, deslize o pé com o dedo mais longo (que nem sempre é o dedão) contra a frente do sapato. Isso cria um espaço entre o calcanhar e a parte de trás do sapato. Se caber em uma polegada, o tamanho está certo. 

O vendedor pode verificar isso. Os dedos dos pés também devem ser capazes de mover-se para cima e para baixo livremente. Esse espaço de manobra protege contra problemas.

Leia também: As melhores combinações e truques de cuidados com os tênis

5. Verifique a flexibilidade

Verifique a parte flexível do calçado antes de colocá-lo. Você pode fazer isso segurando o salto do sapato e empurrando a frente da sola contra o chão. Certifique-se de que o ponto de inflexão da sola corresponda ao ponto de inflexão de seus pés. 

Um ponto de flexão desalinhado pode causar dor no arco ou fascite plantar, uma inflamação da placa do tendão na planta do pé. Se o sapato for muito rígido, pode causar problemas nas panturrilhas e nos tendões de Aquiles.

6. Faça um test drive

Você só pode sentir realmente se os sapatos cabem em seus pés correndo neles por um tempo. Isso pode ser na esteira da loja, em um longo corredor. Às vezes, acontece que você precisa de suporte extra para o arco do pé. Mas se seu arco começar a parecer apertado, menos apoio será necessário.

Os erros mais comuns na compra de tênis de corrida

As pessoas em lojas especializadas em corrida veem corredores cometendo os mesmos erros repetidamente quando vão comprar tênis. Isso não acontecerá com o seguintes conselhos:

Erro 1: Comprar pela aparência

Alguns corredores se preocupam muito com a moda, mas é bom manter as pessoas longe disso. Muitas vezes, quando compram sapatos da moda, voltam depois de alguns meses e dizem: ‘Este sapato dói. Estou tendo problemas com isso. Ao comprar, preste atenção especial ao ajuste e ao conforto de uso. 

Erro 2: Não pedir um desconto

Quando estiver pronto para pagar, pergunte se há descontos disponíveis para membros de uma associação (atlética). A maioria das lojas especializadas oferecem descontos de 10 a 20 por cento; dessa forma, você recupera parcialmente os custos de sua assinatura.

Erro 3: Comprar sapatos muito pequenos

Sapatos justos levam bolhas, unhas pretas e coisas assim. Especialmente as mulheres estão acostumadas a comprar seus sapatos femininos exatamente ajustados, elas estão muito conscientes do tamanho de seus pés. 

Gostamos de dizer ‘toque piano com os dedos dos pés’, o que significa que o antepé deve ter espaço suficiente – cerca de um a um centímetro e meio – mas não muito.

Erro 4: Comprar na hora errada do dia

Frequentemente, as pessoas vão de manhã e dizem: ‘Este é o sapato de que preciso’. Aí eles voltam no dia seguinte e dizem: “Usei às 17h e eram muito pequenos.” Seus pés começam a inchar pela manhã e isso continua até cerca de 16h. Eles estão no seu melhor. Portanto, sempre compre seus sapatos à noite. 

Erro 5: Apostar no tamanho do seu sapato

As pessoas pensam que um tamanho é uma coisa fixa – que 38 em uma marca é igual a 38 em outra. Mas os tamanhos variam devido às diferentes formas (formatos dos pés), às diferentes formas da gáspea e à forma como o sapato é costurado. Faça com que seus pés sejam medidos toda vez que comprar sapatos e experimente-os antes de comprá-los. 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X