maio 9, 2024
Casa e Decoração Cotidiano

Dicas de decoração para apartamento pequeno

decoração para apartamento pequeno

Tudo que é pequeno é fofo. Certamente. Mas quando se trata de um apartamento, ele ainda precisa ser bem pensado e funcional! Para isso, existem layouts inteligentes que permitem otimizar o espaço e o armazenamento, mas também ampliar visualmente o seu interior. Então, se você está se perguntando como transformar seu pequeno estúdio em um pequeno apartamento prático, de design e ultra moderno, siga nosso guia.

Opte por móveis retráteis e modulares

Uma cama que sai do chão ou desce do teto, um aparador que se transforma em mesa para acomodar até oito pessoas, uma cozinha embutida escondida em um armário, um guarda-roupa extensível… 

Inspirados nas cabines dos barcos, os móveis retráteis partem de um princípio simples: fácil acesso aos equipamentos ou móveis de que você precisa, quando você precisa, e oculte-os o resto do tempo para não sobrecarregar o espaço. Um aliado de peso para mobiliar um apartamento pequeno!

Assim, seu casulo fica organizado como um jogo de construção que pode ser adaptado conforme desejar. Numa mesma divisão pode encontrar o seu quarto, a sua cozinha e a sua sala de estar, sem sobrecarregar os poucos e preciosos m² de que dispõe.

Use a altura do teto do seu apartamento

Se o seu apartamento é pequeno mas tem pé direito alto (cerca de 2,50m – 3m), não hesite em aproveitar o espaço disponível nas paredes!

Várias opções estão disponíveis para você:

  • Multiplique o espaço de armazenamento em altura para liberar a superfície no chão. Você pode, por exemplo, escolher o armazenamento fechado para um efeito minimalista e ordenado, ou variar os materiais e cores para um estilo nítido e 100% decorativo. 
  • Instale uma grande estante até o teto, com uma escada de design para buscar os livros mais altos. Um conselho, no entanto: certifique-se de que as prateleiras não sejam muito profundas para não ocupar muito espaço no chão. 
  • Se o seu pé direito for de no mínimo 4 m, você pode até construir um mezanino para aninhar sua cama e ganhar alguns m² abaixo.

Em todo o caso, se pendurar arrumação ou outros módulos nas paredes, não se esqueça de verificar se as suas divisórias suportam uma carga pesada. Em caso de dúvida, não consulte um profissional. Em particular, ele poderá dizer se a divisória precisa ser reforçada e, em caso afirmativo, auxiliá-lo na execução do trabalho.

Aproveite os recantos e outros espaços desperdiçados

Recesso, corredor, entrada… Em um apartamento pequeno, pode haver muitas (erroneamente!) áreas não utilizadas. No entanto, basta uma pequena dose de inventividade para transformá-los em espaços verdadeiramente funcionais e decorativos.

Por exemplo, por que não usar uma alcova ou um canto da sala para montar um pequeno escritório extra? Você também pode instalar um camarim ao longo de um corredor. Pode não ser o showroom de Carrie Bradshaw, mas terá pelo menos o mérito de abrigar suas roupas, que não ficarão mais espalhadas a torto e a direito.

Finalmente, se você tiver uma entrada, otimize o armazenamento com cabides, algumas prateleiras e um console estreito. E divirta-se com a decoração para torná-lo um espaço de vida por si só, cheio de personalidade.

Deixe a luz entrar

Um dos segredos para fazer seu apartamento parecer maior é abri-lo para fora para deixar entrar a luz natural.

Se não tem a possibilidade de modificar a fachada do seu edifício para instalar janelas maiores, existem outras soluções para ganhar luminosidade e ventilar o seu espaço. Por exemplo, você pode criar uma clarabóia, que é um conduíte reflexivo que capta a luz do sol e a difunde em sua casa.

Outra opção: substituir uma divisória clássica por uma marquise interna, paredes de vidro dobráveis ​​ou até mesmo uma divisória de malha (no topo da tendência) para deixar passar a luz do dia.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X