A reputação de marca pode ser definida como a percepção que o público tem sobre uma empresa. Esse modo de ver inclui os produtos e/ou serviços oferecidos, as condutas adotadas frente a diferentes situações e os posicionamentos da companhia, gestores e fundadores.
Em outras palavras, estamos falando sobre como clientes, parceiros de negócio, investidores, funcionários e a sociedade no geral enxergam um negócio e suas ações, e quanto a avaliação desses stakeholders influencia no sucesso ou no fracasso da marca.
Cuidar da reputação empresarial é importante por diversos motivos, entre os quais estão conquistar credibilidade junto a consumidores, elevar as taxas de atração e retenção de clientes e, consequentemente, aumentar o volume de vendas e o faturamento.
Porém, não basta os gestores se atentarem ao modo de trabalho da empresa. É fundamental que todos que se relacionam com suas atividades atuem da mesma forma. Justamente neste ponto entre a importância de uma boa gestão de fornecedores.
Quer entender melhor essa relação? Basta seguir a leitura deste artigo!
O que é reputação de marca?
A reputação de marca, também conhecida como reputação empresarial, é a soma de todas as percepções que pessoas físicas e jurídicas têm de um negócio, independentemente de usufruírem direta ou indiretamente dos produtos e/ou serviços que o negócio comercializa.
A reputação de uma empresa é construída ao longo dos anos, e tem como base todas as experiências oferecidas aos clientes e funcionários, e também o relacionamento com parceiros comerciais e com todos que, de alguma forma, estão envolvidos em suas atividades.
Aqui, vale destacarmos a diferença entre reputação e imagem da marca. Como comentamos, o primeiro conceito é formado com o passar do tempo, estruturado a partir da junção de diversas condutas e posturas atribuídas a uma empresa.
Já o segundo é momentâneo e, geralmente, tem relação com um evento pontual que pode, ou não, comprometer a credibilidade e idoneidade da companhia por períodos maiores.
Porém, é preciso ter em mente que a imagem afetada várias vezes influencia, e muito, na reputação da marca em longo prazo.
Quais as vantagens de uma boa reputação empresarial?
Segundo Henry Ford, engenheiro mecânico e fundador da Ford Motor, “as duas coisas mais importantes não aparecem no balanço de uma empresa: sua reputação e seus homens”. Somente com essa frase já dá para ter uma ideia da importância desse conceito, concorda?
Por esse motivo, é certo dizer que, ao desenvolver e manter uma boa reputação empresarial é possível obter vantagens como:
- reconhecimento e valorização da marca;
- aumento do nível de confiança dos consumidores;
- conquista de um importante diferencial competitivo;
- fidelização de clientes;
- atração de novos talentos;
- prioridade em negociações e parcerias;
- mitigação de riscos financeiros e jurídicos;
- condições mais favoráveis para financiamentos;
- melhora na qualidade de vida dos funcionários;
- interesse de possíveis investidores.
Qual a relação entre reputação de marca e gestão de fornecedores?
Para conquistar vantagens como essas, não basta os gestores garantirem posturas adequadas para a empresa. É essencial que os envolvidos em suas atividades trabalhem da mesma forma, a exemplo dos agentes que compõem a rede de abastecimento.
Assim, uma gestão de fornecedores eficiente é essencial para garantir a reputação da marca. Afinal, se esses parceiros tiverem atitudes equivocadas frente a determinadas situações, os contratantes podem ser apontados como cúmplices ou coniventes, impactando negativamente em suas imagens.
Para ficar mais clara a relação entre reputação empresarial e fornecedores, imagine a seguinte situação: seu time de compra e procurement contratou uma empresa para garantir o abastecimento de uma matéria-prima base para sua linha de produção.
Nos primeiros meses, a parceria seguiu como esperado, com qualidade e prazos de entrega atendidos conforme acordado. Porém, esse fornecedor foi autuado por um órgão fiscalizador por usar mão de obra infantil na extração dos insumos.
A sua companhia, e todas as outras que estavam na lista de contratantes, também foram investigadas para verificação do nível de participação no crime.
Mesmo comprovando que seu negócio não tinha conhecimento sobre essa postura do fornecedor, o fato de tê-lo contratado refletiu negativamente na reputação da marca, modificando a opinião pública sobre a sua empresa.
Assim, a melhor forma de evitar situações como essas, e proteger a reputação empresarial, é avaliando a fundo os fornecedores antes de fechar contrato.
Como evitar que fornecedores afetem a reputação da marca?
Um processo de homologação de fornecedores bem realizado é a melhor forma de proteger a reputação da marca e de trazer para a cadeia de suprimentos parceiros comerciais confiáveis.
É nessa etapa que são realizadas a qualificação, validação e certificação de um fornecedor, garantindo que tenha os atributos e habilidades necessárias para atender às demandas de abastecimento do negócio.
Durante o processo de homologação de fornecedores devem ser analisados:
- cadastro e documentos: como status do CNPJ, alvarás de funcionamento, licenças e certificações;
- riscos da contratação: como os financeiros, ambientais, reputacionais, de imagem, jurídicos e outros;
- preços, condições e forma de pagamento: para garantir o melhor custo-benefício possível e uma boa margem de lucro;
- qualidade e capacidade de entrega: a fim de evitar risco de desabastecimento, que afeta o fluxo produtivo e, por consequência, a vendas das soluções aos clientes finais e o relacionamento com eles.
Vantagens da homologação de fornecedores
Ao realizar esse processo, é possível alcançar benefícios como:
- aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços vendidos;
- identificação prévia de riscos e chance de avaliar se vale a pena assumi-los, ou se é mais prudente buscar outro fornecedor;
- garantia de que todas as atividades da empresa, diretas e indiretas, sejam realizadas de acordo com as leis e normas específicas do setor e gerais a todas as companhias, como as trabalhistas.
Como você pôde ver, a gestão de fornecedores é essencial para manter a boa reputação de marca. Ao escolher errado os parceiros comerciais, por mais cuidados que tenha com as ações da sua empresa, o risco reputacional não é eliminado.
O processo de homologação é a melhor forma de encontrar a empresa fornecedora certa para atender a sua e de evitar problemas como os que citamos.
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM que funciona. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.
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