abril 17, 2024
Moda / Estilo

Cuidados com a barba no dia a dia: aprenda a lavar, secar e muito mais!

barba

Se você acredita que basta deixar os pelos do rosto crescerem para ter uma barba bonita, está muito enganado. Existem alguns cuidados com a barba indispensáveis para uma boa higiene e aparência. 

Você certamente deve conhecer a expressão “a barba é a maquiagem do homem”. Trazendo para esse assunto, você pode entender que uma barba bem cuidada pode deixar o homem mais bonito, elegante e confiante

Por isso, não basta só deixar os pelos crescerem aleatoriamente, é preciso implementar cuidados com a barba no dia a dia para que ela seja um “plus”, e não algo que atrapalhe o seu visual. 

Para te ajudar, confira algumas dicas do que fazer e o que evitar para manter sua barba sempre bem cuidada e saudável. 

Cuidados com a barba no dia a dia 

Pode ser que você começou a deixar sua barba crescer agora ou já tenha uma barba grande e cheia, mas ainda não se preocupava com ela. Seja qual for o caso, nunca é tarde para aprender como cuidar da barba no dia a dia. 

Existem diversos fatores que podem influenciar a aparência da sua barba, desde a genética, podendo causar a alopécia na barba, por exemplo, até hábitos de vida. 

Hoje, vamos focar nos cuidados diários que podem melhorar a aparência e até impactar o crescimento dos pelos. 

A seguir, veja os principais pontos que você precisa aprender para ter uma barba bonita, cheia e saudável. 

Como manter a barba limpa?

Pode parecer bobeira falar sobre como lavar a barba, mas, acredite, muitos homens deixam a higiene dos pelos de lado. 

Assim como acontece com os fios de cabelo, os pelos da barba acumulam impurezas e ficam sujos com o passar do dia.¹ 

Nesse caso, ainda é preciso somar o fato de que a barba está em um local não muito favorável: próximo à boca, vulnerável a farelos de alimentos e a secreções do corpo que podem cair por ali. 

Por isso, um dos principais cuidados com o bigode e com a barba deve ser a limpeza. Ou seja, uma higiene diária, lavando os pelos para mantê-los limpos e livres de resíduos

Alguns horários estratégicos para limpar a barba são após as refeições, depois de praticar uma atividade física, ao acordar e antes de dormir. 

Principalmente no final do dia, lavar os pelos com um shampoo próprio para barba irá mantê-los limpos, além de contribuir para o crescimento saudável.¹

Também é importante cuidar da pele do rosto para evitar problemas como pelos encravados. Para isso, vale a pena usar um sabonete específico para homens indicado para seu tipo de pele

Nada de lavar o rosto e a barba com o sabonete em barra que usa para o corpo ou com os produtos femininos da companheira, hein? 

Como secar a barba?

Tão importante quanto lavar a barba é secar os pelos. Esse, inclusive, é um dos cuidados com a barba que vão além da estética: é fundamental para evitar doenças de pele.² 

Em especial se você tem uma barba grande, pode ser difícil esperar que ela seque naturalmente sozinha, sem contar que o excesso de umidade pode ser muito prejudicial.

Afinal, ambientes úmidos são os mais propícios para a criação de fungos que podem causar doenças, como a dermatite seborreica.²

Por isso, depois de lavar os pelos, outro cuidado com a barba indispensável é secá-la. 

Para isso você pode usar a própria toalha (se a barba for curta) ou um secador de cabelos

Toalha ou secador de cabelo: qual usar?

Se optar pela toalha, não esfregue o pano no rosto, pois, isso pode quebrar os fios. O ideal é pressionar levemente a toalha e esperar alguns segundos, passando por toda a barba. 

Para homens com barba grande, somente a toalha pode não ser suficiente para secar os fios. Nesse caso, o secador pode ser um grande aliado. 

É muito importante deixar o aparelho mais distante dos fios e do rosto para evitar que a barba ou a pele acabem queimados.³

Além disso, prefira secar a barba com um jato frio ou morno e, se puder, use um produto com proteção térmica antes para proteger os fios do calor.³

Se quiser, aproveite para pentear a barba enquanto seca com o auxílio de um pente. Assim, você resolve duas coisas de uma só vez: seca e alinha a barba.

O que pode danificar a barba? 

Já é claro para todo mundo a importância de cuidar do cabelo. No entanto, quando se fala em barba, muitos homens esquecem que ela também precisa de atenção. Caso contrário, você pode acabar danificando sua barba. 

Estes danos vão desde falhas na barba até a saúde dos pelos, que podem ficar ressecados e quebradiços dependendo dos seus hábitos. 

Por isso, tão importante quanto saber quais os cuidados com a barba, é entender o que você não deve fazer. 

A seguir, veja alguns comportamentos para evitar: 

  • Lavar a barba em água quente: isso pode danificar os fios, deixando-os ressecados, além de estimular a produção de sebo da pele que pode ficar mais oleosa;4
  • Passar a mão várias vezes na barba: esse hábito, além de deixar os fios mais oleosos, pode deixá-los enfraquecidos, provocando a queda;
  • Usar aparelhos sujos ou velhos: se você tem utensílios de manutenção da barba em casa, não se esqueça de higienizá-los ou de trocá-los com frequência. Aparelhos de barbear velhos ou sujos podem provocar doenças e/ou causar falhas na barba. 

Dica extra: não use qualquer produto em sua barba!

Se você quer seguir uma rotina de cuidados com a barba, é necessário investir em produtos próprios para isso. 

Usar dermocosméticos não indicados para barba ou para seu tipo de pele pode prejudicar o crescimento dos fios e a saúde da pele. 

Por isso, o recomendado é conversar com um dermatologista para saber quais os melhores produtos para barba indicados para você.

A Mantecorp Skincare tem uma gama extensa de produtos próprios para o cuidado com a pele, cabelo e barba masculinos.

Referências consultadas

1. SBD mostra cuidados com a vaidade masculina [Internet]. SBD. 2016. Disponível em: https://www.sbd.org.br/sbd-mostra-cuidados-com-a-vaidade-masculina/>. Acesso em novembro/2022. 

2. Tucker D, Masood S. Seborrheic Dermatitis [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551707/>. Acesso em novembro/2022. 

3. Lee Y, Kim Y-D, Hyun H-J, Pi L, Jin X, Lee W-S. Hair Shaft Damage from Heat and Drying Time of Hair Dryer. Annals of Dermatology. 2011;23(4):455. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3229938/>. Acesso em novembro/2022. 

4. ADD. Água quente é inimiga do cabelo no inverno [Internet]. SBD-RS. 2018. Disponível em: https://sbdrs.org.br/agua-quente-e-inimiga-do-cabelo-no-inverno/>. Acesso em novembro/2022.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X