maio 21, 2024
Educação Notícia

Dicas de memorização

Dicas de memorização

Como tornar a memorização dos alunos o mais eficaz possível? – A passividade é um assassino para a atenção, memória, memorização eficaz e aprendizagem. Uma pessoa que quer aprender algo deve ser ativa. Ele enfatiza que se o aluno não estiver envolvido, deixado passivo, é difícil esperar sucesso.

Aprendizagem eficaz de idiomas – como memorizar as palavras rapidamente?

Flashcards são um dos métodos populares e eficazes de aprender uma língua estrangeira de forma eficaz. Você pode comprar os prontos ou prepará-los você mesmo. Sua grande vantagem não é apenas a forma acessível. Movê-los para o próximo compartimento dá satisfação, o que faz com que o objetivo do aluno seja mover todas as cartas até o fim o mais rápido possível, o que afeta sua motivação.

Outro método de aprender inglês de forma eficaz é usar post-its com palavras e colá-los em determinados lugares da sala ou mesmo em todo o apartamento. Graças ao fato de chamarem a atenção de vez em quando, e ao mesmo tempo começarem a ser associadas a um lugar específico, as palavras são muito bem lembradas.

Princípios de aprendizagem eficaz – preparação

Além de aprender como aprender inglês ou matemática de forma eficaz, você também precisa fazer os preparativos certos. Para começar, é uma boa ideia definir uma meta e um prazo específicos. Por exemplo: estude um capítulo inteiro ou uma página em uma noite em sessões de 25 minutos de estudo e 10 minutos de intervalo.

Assim será mais fácil mobilizar. Isso não significa que as suposições não possam ser modificadas de tempos em tempos. Se os princípios de aprendizado efetivo estabelecidos no início não trazem resultados, é melhor mudar as proporções ou reduzir a quantidade de material. Uma meta muito ambiciosa pode causar fadiga, o que reduz significativamente a capacidade de absorver informações.

Em como aprender inglês de forma eficaz, outro idioma ou dominar o material para um exame, o ambiente certo também é importante. Um ambiente desordenado ou hostil, como um lugar deprimente, não ajudará você a se concentrar.

Ao falar sobre maneiras de aprender de forma eficaz e rápida, você não pode esquecer do descanso e de uma refeição adequada. Não vale a pena ficar acordado até tarde quando a mente já está cansada. A fome ou o excesso de comida também não conduzem ao aprendizado. Um estômago roncando não favorece a concentração, e uma refeição excessivamente farta geralmente causa sonolência.

Como nosso cérebro aprende?

O cérebro aprende naturalmente através do envolvimento pessoal, da atividade, da emotividade colocada na aprendizagem. A cooperação e a curiosidade apresentadas pela atitude do professor, e não apenas pela sua declaração verbal, são extremamente importantes. Sem curiosidade, não há emoção no processo de aprendizagem. E o mais importante, o aluno deve cometer erros para aprender com eles.

Um bom professor deve utilizar conscientemente os erros dos alunos no processo de ensino-aprendizagem para mostrar-lhes que cometê-los também faz parte do processo de aprendizagem. Se os alunos cometerem erros, eles não devem ser punidos por isso, eles devem buscar soluções ativamente junto com o professor.

Foi assim que nosso cérebro foi moldado pela evolução. A eficácia da aprendizagem diminui quando os mecanismos naturais de trabalho do cérebro de aprendizagem são ignorados, acrescenta o especialista.

A memória é uma das nossas habilidades mais importantes na vida cotidiana. Sem ela não poderíamos falar, orientar-nos no espaço, estabelecer relações. Nas escolas, muitas vezes é entendida como algo onde se coloca o máximo de informação possível, que pode ser acessada a qualquer momento e reproduzida sem falhas

Tipos de memória

A memória sensorial

É de milissegundos, flashes que afetam os sentidos, que então precisam ir para a memória operacional de trabalho de curto prazo – com duração de cerca de 30 segundos. Não há ordem ou estabilidade como na memória de longo prazo.

A memória de curto prazo

Está em constante movimento porque estamos constantemente experimentando coisas novas e precisamos processá-las. Em nossa memória volátil de curto prazo, as informações entram e saem em um ritmo muito rápido, como um fluxo. Tudo o que é insignificante para uma determinada pessoa é ignorado ou extinto pelo cérebro.

“Isso ocorre porque as memórias de curto prazo não têm a mesma base estrutural das memórias de longo prazo. Aqui, o local da atividade neuronal é o córtex pré-frontal dorsolateral. A pesquisa moderna mostrou que a capacidade da memória de curto prazo é pequena – quatro, cinco unidades para lembrar, mais, menos dois.

Portanto, quando alguém nos dá um número de telefone e não temos como anotar, temos que repetir, senão não lembramos. Essa memória pode facilmente ficar sobrecarregada. Sob a pressão do bombardeio de informações, uma pessoa pode perder a capacidade de se concentrar em detalhes.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X