junho 14, 2024
Meio Ambiente Notícia

Meios de preservar o meio ambiente

Meios de preservar o meio ambiente

O que podemos fazer pelo meio ambiente?

A degradação progressiva do ambiente natural, o nível crescente de poluição do ar, da água e do solo, bem como a quantidade alarmante de resíduos produzidos, tornam a vida no nosso planeta rapidamente impossível.

O homem tornou-se o mais invasor das espécies que habitam a terra. Durante séculos, ele tomou decisões que tiveram consequências desastrosas para todo o ecossistema. É hora de mudar e precisamos pensar em como podemos proteger o meio ambiente.

No entanto, a ameaça climática muitas vezes parece ser um problema tão grande que muitos de nós não queremos assumir a responsabilidade por isso. Para responder à pergunta sobre o que podemos fazer pelo meio ambiente, devemos primeiro perceber que os problemas de nossa Mãe Terra dizem respeito a todos nós.

A natureza tem a capacidade de se regenerar, mas o progresso industrial e a poluição resultante atingiram um nível tão alto que a natureza não consegue mais sobreviver sozinha. Por isso, precisamos estender a mão amiga para ela e salvar o planeta juntos.

Como proteger a natureza?

A popularidade da ecologia significa que você pode encontrar muitas ideias sobre como proteger o meio ambiente. No entanto, nem todos são eficazes, portanto, você deve estar ciente de como nossas ações específicas afetam a natureza. A proteção ambiental não deve ser apenas uma frase vazia, mas uma ação real e eficaz baseada em um plano bem pensado. 

As mudanças são necessárias tanto no nível nacional (por exemplo, regulamentos sobre emissões de poluentes) quanto no nível individual (por exemplo, segregação de resíduos). Por isso, reunimos para você formas de proteger o meio ambiente, cuja implementação não exige grandes sacrifícios, mas traz benefícios mensuráveis ​​​​para o planeta.

Recicle seu lixo

Uma das formas mais simples e ao mesmo tempo mais eficazes de proteção da natureza é a reciclagem. Consiste no reprocessamento de resíduos já produzidos, o que na prática significa que não há necessidade de utilizar cereais naturais.

Os materiais obtidos no processo de reciclagem podem ser reaproveitados para ganhar o chamado “segunda vida”.  Portanto, não precisamos pensar muito em como proteger o meio ambiente, basta jogar os itens usados ​​nos recipientes apropriados.

Às vezes você pode se deparar com a visão de que não adianta separar o lixo, porque tudo é recolhido por um caminhão de lixo de qualquer maneira. Mas isso é um mito. Os veículos municipais utilizados para a coleta de lixo possuem uma divisão especial em categorias internas.

Os resíduos não se misturam. Além disso, na central de segregação, eles são verificados novamente, porque acontece que as pessoas jogam itens no lugar errado. Por esse motivo, é tão importante separar adequadamente o lixo em sua casa. Isso vai agilizar muito todo o processo.  

Os tipos individuais de resíduos devem ser jogados nos recipientes destinados a eles. Cada um deles se distingue por uma cor diferente:

  • verde – vidro
  • amarelo – plástico
  • azul – papel
  • vermelho/laranja – metais

Não desperdice água

Uma das maneiras de proteger o meio ambiente é usar a água com sabedoria. Por que isso é tão importante? Porque sem água não haveria vida na terra. Estamos acostumados a ter acesso a ele em grandes quantidades, mas vale lembrar que nem todo mundo tem esse privilégio.

Além disso, o aquecimento progressivo do clima faz com que o planeta seque. Isso leva a um declínio global na quantidade de água potável. Se nada mudar, a ameaça de seca e desidratação se tornará um problema real para as gerações futuras.

Observe que os recursos de água doce são limitados. Eles representam apenas 3% de todos os recursos hídricos do mundo, a maior parte dos quais está armazenada nas geleiras.  A água é necessária não apenas para as pessoas, mas também para os animais, por isso é ainda mais necessário usá-la economicamente.

Existem várias maneiras de economizar água. Os mais simples incluem:

  • fechar a torneira enquanto escova os dentes;
  • fervendo uma quantidade medida de água;
  • garantindo a estanqueidade;
  • Aproveitamento da água da chuva para regar as plantas.

Economize eletricidade

Um exemplo de ação ecologicamente correta é desligar a luz quando ela não é necessária. Isso se aplica principalmente a situações em que saímos de uma determinada sala. Devemos fazer o mesmo com a TV, o rádio e o computador.

Você também deve evitar deixá-los no chamado modo standby, pois assim também consomem eletricidade. Essas pequenas ações podem reduzir nossa conta de luz, mas uma solução muito mais eficaz é investir em energia fotovoltaica. 

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado permite gerar a quantidade de eletricidade que atende às necessidades energéticas de uma casa média

Ao mesmo tempo, qualquer excedente pode ser devolvido à rede e depois recolhido quando a instalação for menos eficiente. Desta forma, temos acesso a eletricidade gratuita e ecológica durante todo o ano.

A instalação fotovoltaica permite extrair energia diretamente do sol e, ao mesmo tempo, é um sistema que não agride o meio ambiente, não faz barulho e não emite produtos químicos nocivos. Por esses motivos, a autogeração de energia elétrica vem ganhando importância e se tornando um elemento importante no mercado nacional de energia.

Cuide da qualidade do ar

O ar é tão importante para a nossa vida quanto a água. Para cuidar do meio ambiente, devemos prestar mais atenção à qualidade do ar que respiramos. A má qualidade do ar pode resultar em doenças respiratórias e cardíacas, alergias e distúrbios hepáticos. Todos os anos, cerca de 45.000 poloneses morrem de doenças causadas pela má qualidade do ar, e essa é uma tendência crescente. 

O problema da poluição do ar é particularmente grave na Polônia, onde a maior parte da eletricidade é gerada a partir do carvão. No processo de combustão são lançadas na atmosfera substâncias nocivas, tais como: dióxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, compostos voláteis e poeira. Por isso, é necessário deixar de usar fontes de energia tradicionais e buscar fontes de energia renováveis.

O transporte rodoviário, principalmente os monolugares, também é de grande importância para a qualidade do ar. A família polonesa média possui pelo menos um carro e, muitas vezes, até mais. Cada um deles emite gases de exaustão que causam o efeito estufa e contribuem para a formação do smog. Os carros elétricos são a esperança para melhorar a qualidade do ar.

Eles não produzem gases de escape, portanto, não poluem o meio ambiente. Uma ótima solução é combinar uma estação de carregamento de carros elétricos com uma instalação fotovoltaica, graças à qual nos tornamos totalmente independentes de energia e, ao mesmo tempo, zero emissões. 

Consuma com a cabeça

Devemos prestar mais atenção ao que colocamos na cesta de compras. Para evitar compras desnecessárias, vale a pena considerar se essas coisas são realmente necessárias e se a quantidade não é excessiva. Isso evitará situações em que alguns produtos (principalmente alimentos) não sejam utilizados e estraguem. Comprar racionalmente é ainda mais importante quando se trata de roupas e eletrônicos.

Se decidirmos nos livrar de coisas velhas, é bom entregá-las ao ponto de coleta apropriado.  Devemos evitar categoricamente jogar eletrônicos em recipientes comuns ou abandoná-los em florestas, pois eles produzem substâncias nocivas.

A racionalidade de compra também se manifesta na escolha de produtos ecológicos. Vale a pena limitar ou excluir carnes e produtos de origem animal da dieta e, se não for possível, optar por aqueles que possuem certificados que comprovem boas condições de criação. Preste atenção à rotulagem e escolha produtos seguros para a camada de ozônio e não testados em animais.

Ao ir às compras, é melhor trazer sua própria sacola (por exemplo, feita de tecido, não de plástico). Isso evitará a necessidade de comprar sacolas adicionais, que não serão necessárias para nada e ficarão em casa. Ter sua própria sacola produz menos lixo. Como você pode proteger ainda mais o meio ambiente?

Bem, você pode começar a considerar embalagens mais ecológicas como critério de seleção de produtos. Em vez de leite em caixa, forrada com papel alumínio por dentro, você pode optar por uma garrafa de vidro, que pode ser facilmente jogada no recipiente apropriado. Também vale a pena comprar frutas e legumes sem sacolas plásticas.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X